segunda-feira, 21 de abril de 2014

As cores e a ciência

Caleidoscópio: Feira de Ciências e Arte

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".

É possível, em uma feira de ciências, realizar as mais variadas demonstrações experimentais com espelhos. Você não deve se limitar a apreciar os efeitos ou a beleza das figuras, mas discutir as causas que os produziram, qual o traçado e a geometria dos raios de luz que os criaram.

Quando estudamos a respeito dos espelhos planos, para a Física, espelhos são apenas  superfícies polidas que produzem reflexão regular. Sendo que a forma geométrica da superfície determina as propriedades dos espelhos e das imagens que eles produzem. Em um espelho plano, a imagem de uma figura ou de qualquer outro objeto pode ser obtida por simetria pela imagem de cada um dos seus pontos.

Vimos também que associando dois espelhos planos temos a possibilidade de formar inúmeras imagens. A quantidade de imagens que podem ser formadas em uma associação de espelhos planos está ligada diretamente ao ângulo entre esses dois espelhos. Resumindo, podemos dizer que quanto menor for o ângulo entre dois espelhos associados, maior será o número de imagens formadas pelo conjunto.

A fim de demostrar, de forma simples, a formação de imagens em uma associação de espelhos planos, vamos propor a construção de um caleidoscópio.

Caleidoscópio caseiro

Veja o passo a passo:

Música

                                   Caleidoscópio

Não é preciso apagar a luz
Eu fecho os olhos e tudo vem
Num Caleidoscópio sem lógica
Eu quase posso ouvir a tua voz
Eu sinto a tua mão a me guiar
Pela noite a caminho de casa...
Quem vai pagar as contas
Desse amor pagão
Te dar a mão
Me trazer à tona prá respirar
Vai chamar meu nome
Ou te escutar...
Me pedindo prá apagar a luz
Amanheceu é hora de dormir
Nesse nosso relógio sem órbita
Se tudo tem que terminar assim
Que pelo menos seja até o fim
Prá gente não ter nunca mais
Que terminar...
Quem vai pagar as contas
Desse amor pagão
Te dar a mão
Me trazer à tona prá respirar
Vai chamar meu nome
Ou te escutar...
Me pedindo prá apagar a luz
Amanheceu é hora de dormir
Nesse nosso relógio sem órbita
Se tudo tem que terminar assim
Que pelo menos seja até o fim
Prá gente não ter nunca mais
Que terminar
Êh! Êh!...
Quem vai pagar as contas
Desse amor pagão
Te dar a mão
Me trazer à tona prá respirar
Vai chamar meu nome
Ou te escutar...
Me pedindo prá apagar a luz
Amanheceu é hora de dormir
Nesse nosso relógio sem órbita
Se tudo tem que terminar assim
Que pelo menos seja até o fim
Prá gente não ter nunca
Nunca, nunca, nunca
Ah! Ah! Êh! Êh!...

Fica a dica:






Nenhum comentário:

Postar um comentário